Programa de recuperação de arquivos e documentos de interesse municipal
O “Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal” (PRADIM) tem vindo a promover a recolha, preservação, organização, descrição e comunicação de todo o tipo de documentação, física ou digital, com interesse para a história do concelho de Cascais, em nome da preservação e difusão da(s) memória(s) da comunidade. Tem garantido a salvaguarda de todo o tipo de documentação de conservação permanente na posse de pessoas singulares e coletivas com interesse em delegar o seu tratamento e preservação ao Arquivo Histórico Municipal de Cascais, mediante acordo a firmar entre as duas partes. Nos casos em que não for possível acautelar-se o depósito físico da documentação, prevê-se a possibilidade do depósito se concretizar digitalmente.
Instituição: Arquivo Municipal de Cascais
Tipologia: Arquivo Municipal
Concelho: Cascais
Duração: Desde 20 fevereiro 2006.
Parceiros: –
Destinatários: Entidades depositantes, investigadores e comunidade em geral.
Resultados: Recolha, tratamento arquivístico e difusão de mais de 80 fundos e coleções fundamentais para o estudo da história do concelho de Cascais desde o século XVI.
Benefícios: Preservação e difusão de documentação histórica e acesso a documentação inédita, muitas vezes em risco de perda.
ODS: 4. Educação de qualidade, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 17. Parcerias para a implementação dos objetivos.
Metas: –
Responsável pela informação: João Henriques
Contacto: joao.henriques @ cm-cascais.pt